9 de abr. de 2010

Caspa

Postado por Craving

As células da epiderme levam de 30 a 45 dias para se renovarem totalmente, ou seja, para que um queratinócito basal se divida, migre dentro da epiderme até a sua superfície. Lá, as células descamam diariamente, sob a forma de uma fina poeira invisível. Nos casos de caspa, esse processo fica extremamente modificado e exagerado: as células epidérmicas caem, aglomeradas uma às outras sob a forma de escamas visíveis. Essas alterações resultam de uma descamação excessivamente rápida, devido a uma maior produção de células epidérmicas.

Existem dois tipos de caspa:
- A pitríase simplex ou "caspa seca", caracterizada por escamas secas, finas, cinzentas ou acastanhadas.
- A pitiríase esteatóide ou "caspa oleosa", associada, geralmente, a uma seborréia caracteriza-se pelas escamas oleosas e espessas, que aderem ao couro cabeludo formando uma espécie de camada untuosa.
A caspa, muitas vezes, se faz acompanhar de coceira mais ou menos intensa. As causas da caspa, controversas durante longos anos são atualmente mais conhecidas.


A caspa, provém da modificação intensa, qualitativa e quantitativa, da população microbiana que vive no couro cabeludo. Em particular, um fungo, o "pityrosporum ovale", que está presente, em condições normais, no couro cabeludo sadio, prolifera exageradamente até constituir 75% da microflora local.


Foi provado que esse fungo pode desencadear uma inflamação no couro cabeludo por uma reação do tipo imunitário. Essa inflamação provoca, principalmente, uma aceleração tanto da renovação celular epidérmica quanto da descamação, provocando o aparecimento da caspa.
A reação imunitária é individual. Assim sendo, em presença de colônias equivalentes de pityrosporum ovale, certas pessoas têm caspa e outras, não.
Mas se, por um lado, a proliferação do pityrosporum ovale aparece como sendo uma causa preponderante nos casos de caspa, por outro lado ela é uma conseqüência em caráter secundário, já que o couro cabeludo com caspa oferece a esse fungo um habitat privilegiado: instaura-se, então, uma espécie de círculo vicioso.

0 comentários:

Postar um comentário