29 de abr. de 2010

ph - Potencial Hidrogeniônico

Postado por Craving

É a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. A escala de pH descreve as forças dos ácidos e bases. Esta escala é usada para descrever a concentração de íons + ou íons - presentes num produto. Esta concentração referese ao pH da solução. O alcance da escala de pH é de 0 a 14, sendo o 7 no meio representando o neutro. Os produtos que medem acima de 7 são considerados básicos ou alcalinos. Os produtos que medem abaixo de 7 são ácidos. Compare a seguir a escala:


Através do estudo da escala de pH podemos afirmar que, os produtos com pH ácidos reforçam os cabelos, agem como adstringentes, neutralizam os tratamentos feitos com produtos alcalinos e deixam os cabelos com brilho, balanço, tratados e maleáveis. Reduz a porosidade.

Os produtos com pH alcalino são usados para modificar a estrutura externa e interna dos cabelos, abrindo as cutículas dos fios e penetrando internamente.

Tanto produtos altamente ácidos (pH abaixo de 1) quanto altamente alcalinos (pH acima de 12) são totalmente prejudiciais, podendo dissolver o cabelo completamente e causar danos irreparáveis ao couro cabeludo.

• pH alcalino - é capaz de romper ligações, modificando a estrutura do cabelo.
• pH neutro - não rompe ligações e não interfere na estrutrura.
• pH ácido - ajuda a fechar as cutículas e a neutralizar a ação alcalina de processos químicos.

O cabelo e a pele são ácidos por natureza. Eles têm um pH que varia de 4,5 a 5,5.
Ao contrário do que se imagina o pH neutro não é o pH ideal, pois cada parte do corpo tem um pH específico.

0 comentários:

Postar um comentário