27 de abr. de 2010

Cabelo em harmonia com o rosto

Postado por Craving

Nem sempre um novo corte de cabelo, com uma mudança radical no estilo de penteado, garante o resultado esperado por muitas mulheres que apostam nas tesouras dos cabeleireiros para ter um visual arrasador em trinta ou quarenta minutos.
Mais que as mãos habilidosas de um bom profissional, aquela transformação feminina tão desejada passa, especialmente, por uma técnica batizada de visagismo que combina a geometria do rosto com o formato do cabelo.
O visagismo é considerado a mais moderna técnica de avaliação para diagnosticar cortes, cores, formas e tipos de rostos por geometria. O termo nasceu do francês visage, que significa rosto e foi idealizado por Claude Juillard. A técnica é definida como a arte de embelezar ou transformar a face, utilizando cosméticos, tinturas e o corte do cabelo. O formato do rosto, gestos, postura e até a maneira de andar da pessoa indicam o temperamento e a personalidade. O visagista pode, por meio das cores da pele, do cabelo e dos olhos, definir o jeito e propor soluções adequadas ao visual do cliente.
No Brasil a técnica ganhou força a partir de profissionais que se especializaram em outros países. O cabeleireiro Aguinaldo Alves do salão Aguinaldo Cabelos Cambuí e Parque D. Pedro, em Campinas (SP), foi um dos primeiros a aplicar esta técnica. Há dez anos ele fez dois cursos de visagismo no exterior – um em Barcelona, na Espanha e outro na capital-berço da técnica, Paris, na França - e, desde então, utiliza seus conhecimentos para transformar o rosto de muitas mulheres.
A técnica do visagismo evita situações difíceis como a frustração depois de planejar uma grande mudança no visual e sair do salão de beleza insatisfeito com o resultado. O cabeleireiro Aguinaldo explica que muitas vezes a cliente está decidida a um determinado tipo de corte que não combina com a geometria do rosto da pessoa. Neste caso, ele procura conversar e chegar a um meio termo, combinando o corte desejado com as regras do visagismo.
Embora com menos opções de cortes, o visagismo também é aplicado no corte masculino. A técnica considera as linhas que compõem o formato do rosto - quadrangular, ovulado, retangular, redondo, hexagonal com linhas retas, losangular, triangular e triangular invertido. Cada formato possui características próprias. O formato hexagonal é o mais comum entre as modelos, a exemplo de Gisele Bündchen. O rosto retangular transmite seriedade, o oval é delicado e feminino; já o redondo tem um ar angelical e infantil. Considerando estas características, o cabeleireiro busca harmoniza o corte com o estilo de cada rosto.

fonte

0 comentários:

Postar um comentário